segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Doenças neurodegenerativas e ácidos graxos

     Doenças neurodegenerativas, assim como quase tudo relacionado ao funcionamento do sistema nervoso, não estão completamente esclarecidas. Há muitos estudos nessa área e sabe-se que essas doenças estão relacionadas de alguma forma com os ácidos graxos constituintes do tecido nervoso. Dentre as doenças neurodegenerativas vale destacar o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson e a esclerose múltipla.
     A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que leva a perda de memória, demência, mudança de personalidade e a morte. Depósitos de uma proteína chamada β-amilóide formam placas que são tóxicas aos neurônios levando a doença. Contudo, o ácido docosahexaenoico (DHA), presente no óleo de peixe, estimula a produção da proteína LR11 que previne a formação das placas tóxicas.
     A doença de Parkinson é uma patologia de degeneração dos sistemas dopaminérgicos. Modificações na dopamina podem ser causadas por reagir com o DHA e o ácido araquidônico (AA), ácidos graxos poli-insaturados de maior abundância no cérebro. Por exemplo, o derivado de AA adutor de dopamina induz a citotoxicologia das células SH-SY5Y do neuroblastoma dopaminérgico humano. A presença de derivados dopaminérgicos de DHA e AA indicam deficiência de dopamina e aparecimento de um complexo mecanismo que leva a doença de Parkinson.
     A esclerose múltipla é uma doença inflamatória em que linfócitos T, macrófagos e anticorpos desmielinizam e causam dano aos axônios no sistema nervoso central. O ácido eicosapentaenoico (EPA) e o DHA são ácidos graxos ômega-3 (n-3) com uma função de regulação imunológica. Os n-3 abaixam os níveis de metaloproteases dos tipos 2, 3, 9 e 13. A MMP-9 é uma integrante da família de proteases que auxiliam a remodelar a matriz extracelular. Em casos de esclerose múltipla, esta metaloprotease tem importante papel auxiliando as células inflamatórias a cruzar a barreira hematoencefálica.

Referências:
 Greg Cole, Qui-Lan Ma, Bruce Teter, Oliver J. Ubede, Takashi Morihara, Dilsher Dhoot, Michael D. Nyby, Michael L. Tuck, Sally A. Frautschy. Anti-Alzheimer's Mechanism In Omega-3 Fatty Acids Found. ScienceDaily2008. 
  Xuebo Liu, Naruomi Yamada, Wakako Maruyama, Toshihiko Osawa. Formation of Dopamine Adducts Derived from Brain Polyunsaturated Fatty Acids. The Jornal of Biological Chemistry. 2008. 
 Lynne Shinto, Gail Marracci, Lauren Bumgarner, Vijayshree Yadav. The Effects of Omega-3 Fatty Acids on Matrix Metalloproteinase-9 Production and Cell Migration in Human Immune Cells: Implications for Multiple Sclerosis. Autoimmune Diseases. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário